RPPN Reserva das Agulha Negras celebra parceria com Anacamp

26.04.2023 – Em fevereiro deste ano, a Anacamp e a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) assinaram termo de parceria visando “possibilitar acordos específicos de parceria para o turismo sustentável com as RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) vinculadas à Confederação e Associações Estaduais de RPPNs, de forma a propiciar, aos associados da ANACAMP, a possibilidade, mediante regras próprias, de visitarem e pernoitarem na modalidade camping nas RPPNs que venham a celebrar termo específico de parceria com esta Associação”. 

Agora, estas parcerias individualizadas começam a ocorrer, abrindo portas para novos espaços e novas experiências, buscando incrementar um turismo consciente, sustentável, nestas Unidades de Conservação que são verdadeiros santuários.

Nosso primeiro parceiro RPPN é a Reserva Agulhas Negras, em Resende (RJ). A Reserva Agulhas Negras está localizada na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serrinha do Alambari, na sua Zona de Conservação de Vida Silvestre, que faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação da Serra da Mantiqueira e ainda é Zona de Amortecimento do Parque Nacional do Itatiaia, Parque Estadual da Pedra Selada, Parque Natural Municipal do Rio Pombo e é parte integrante da área onde está localizada a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) do mesmo nome. Um espaço para muito deleite junto à natureza.

Uma RPPN constitui-se de um espaço territorial protegido voluntariamente pelos proprietários, no qual a natureza é preservada e com isso o visitante poderá vivenciar um contato com fauna e flora nativas e participar de palestras educativas promovidas nas unidades de conservação, por exemplo.

Detalhes sobre a RPPN, regras de utilização e do convênio estão neste site, em Conveniados – Rio de Janeiro.