Planejamento estratégico: uma nova etapa para a Anacamp

04.08.2023 – A Diretoria da Anacamp, assessorada por associado especializado em planejamento estratégico, atuando voluntariamente, está desenvolvendo minucioso trabalho nesta área, com o objetivo de traçar o futuro da Associação, que nos últimos tempos vem recebendo um número significativo de novos associados e novas demandas.

O trabalho visa traçar os rumos da Associação, definindo estratégias e planos de ação. Tendo como base seu Estatuto Social, foram definidos a Missão, Visão e Valores, pilares essenciais para se aprofundar o trabalho que vem sendo realizado. Além disso, comissões de trabalho com associados, também voluntários, estão sendo montadas para o melhor desempenho de suas atividades.

Conheça nossos pilares:

Missão:

  • Impulsionar e promover o desenvolvimento do campismo nacional, através de ações e divulgação junto ao setor turístico (público e privado);
  • Ser protagonista no segmento de campismo;
  • Regulamentar as atividades campistas.

Visão:

  • Associação Nacional de Campistas, impulsionadora do Turismo Sustentável, que representa as necessidades do segmento, seus associados e afiliados;
  • Entidade impulsionadora de oportunidades e negócios benéficos ao setor.

Valores:

  • Compromisso e engajamento com os associados, parceiros e comunidade;
  • Prontidão para mudanças, inovação e atualização;
  • Ética, Transparência, Respeito e Honradez.

HISTÓRICO – A Associação Nacional de Campistas – ANACAMP foi fundada em 2016, tendo 30 sócios fundadores subscrito sua ata de fundação, movimento liderado por Francisco Bacelar de Melo, que esteve à frente da associação até dezembro de 2020, quando renunciou por motivos de saúde, tendo sido sucedido por diretoria eleita para mandato temporário.

Fundada como Associação Brasileira de Campistas Casa sobre Rodas, já em 2019, em seu Estatuto, passou também a usar o nome ANACAMP – Associação Nacional de Campistas, quando também teve sua marca ANACAMP registrada.

Em 2021, comissão integrada por associados apresentaram proposta de alteração estatutária, que foi aprovada em Assembleia Geral (matéria neste site).

Após a reforma de seu Estatuto, novas ações foram realizadas, principalmente para melhorar a gestão, das quais se destaca a implantação de sistema de gestão, acessado por todos em nuvem, e também a elaboração de um Código de Conduta do Campista que, desde sua elaboração, vem sendo distribuído aos associados, campistas e entidades do segmento.

Agora, mais um passo – diga-se de grande importância para o futuro da associação – está sendo dado, com a discussão e elaboração do planejamento estratégico, buscando traçar definições, metas e planos de ação até o final da atual gestão, em 2025, consolidando ainda mais o papel de associação representativa do segmento.