Anacamp visita Ponto de Apoio da rede de postos Terra Nova

07.11.2023 – A Anacamp, por meio de seu segundo tesoureiro, Ricardo Di Grazia, visitou recentemente o Ponto de Apoio ao Caravanista disponibilizado pela rede de postos Terra Nova, em Torres, Rio Grande do Sul, onde foi recebido pelo gerente, sr. José Paulo. Na ocasião, Ricardo entregou o Código de Conduta do Campista, elaborado pela Associação em 2021, que traz regras claras de boas práticas no campismo e caravanismo e tem servido como orientação para o estabelecimento de regras pelos pontos de apoio como, por exemplo, na implantação do espaço em Castro, no Paraná.

A Anacamp tem trabalhado, desde 2021, para fomentar a criação de novos espaços aos caravanistas, oferecendo orientação aos gestores. A partir dos próximos contatos, os gestores já poderão também contar com um projeto padrão, que foi desenvolvido por arquiteto e aprovado pela Diretoria, como mais uma forma de colaborar com os gestores e o caravanismo de forma em geral.

Segundo Di Grazia, a gerência do estabelecimento, em conjunto com a Anacamp, irá  definir regras de utilização do ponto de apoio, para que o espaço possa ser usufruído pelos viajantes por muito tempo. Em breve, a Rede Terra Nova irá criar um novo Ponto de Apoio em Novo Hamburgo e nas novas instalações que estarão na Free Way RS, também com o apoio da Anacamp.

Hoje, este ponto já é amplamente divulgado pelos aplicativos, porém o que se observou no local foi a preocupação com o uso correto da destinação. Segundo o diretor da Anacamp, que esteve no Ponto de Apoio por duas vezes, já houve mudanças na recepção: de um espaço que tinha entrada livre, hoje já está com portão de acesso.

Para ele, que externou sua preocupação à gerência do local, o ideal é ter regras claras de utilização, com ampla divulgação das mesmas, de forma que este como os futuros pontos de apoio da Rede possam acolher muitos caravanistas. O apoio ao caravanista em viagem é uma preocupação constante da Anacamp, inclusive pelo gigantismo do Brasil, mas o estabelecimento de regras mínimas de utilização é fundamental para que os pontos existentes hoje permaneçam e consigamos abrir novos.