Anacamp tem o maior número de associados na região Sudeste

07.06.2024 -A região Sudeste é a região brasileira com mais representantes dentro da Anacamp, com 42,4%, seguida pela região Sul, com 28,3%, Centro-Oeste, com 17,9%, Nordeste com 9,3% e a região Norte, com 0,8% dos associados. Residentes em outros países, 1,3% dos respondentes.

A pesquisa foi realizada entre os dias 7 e 17/03, de forma online, com os associados respondendo questionário específico. Dos associados ativos, cerca de 44% participaram da pesquisa.

Pelo levantamento amostral, na região Sudeste, São Paulo é o Estado com maior representatividade com 48,2% desses associados; no Sul, o Rio Grande do Sul aparece com 35,7% mas com Santa Catarina logo em seguida, com 34,8% e Paraná, com 29,5%. Na região Centro-Oeste o destaque fica para a elevada participação dos moradores do Distrito Federal, com 73,2% dos associados da região. Já na região Nordeste, baianos representam 40,5%, cearenses 24,3% e pernambucanos 10,8%. Demais estados também registraram respostas mas em menor índice. A região Norte registrou respostas apenas de moradores na capital do Pará, Belém.

Um dado interessante da pesquisa é que 52,5% dos respondentes não pertencem a outro grupo ou associação de campismo, estando unicamente na Anacamp. Já entre os que estão em outros grupos, Gaviões do Planalto, Pé na Estrada e Rodamundo foram os mais citados, com 14,5% dos associados em cada grupo. Em seguida, ficaram os Bodes de Motorhome, com 13,5%, Estradeiros do Paraná, com 12, 2% e MH Bahia, com 11,2% dos respondentes nesse quesito. Outros grupos também foram citados, porém em menor percentual.

Para a Diretoria da Anacamp e a Comissão de Estatística, responsável pela condução e análise do levantamento, além do conhecimento sobre o perfil dos associados, este questionário servirá de base para um amplo levantamento junto aos demais campistas do país, buscando o melhor conhecimento do segmento.

Segundo o coordenador da Comissão, João Piccino, as respostas foram testadas, tabuladas e o questionário aprimorado para que possa ser aplicado a todos os campistas do país.  Agora, segundo ele, deve ser elaborado um calendário de aplicação e tabulação dos resultados em âmbito nacional, em parceria com um instituto de pesquisa.

Para a presidente da Anacamp, Nilva Rios, conhecer o perfil dos associados e do campista brasileiro é fundamental para a proposição de sugestões como também para que os empresários do segmento possam se orientar quanto ao mercado.