Anacamp e CNRPPN assinam parceria

10.02.2023 – A Anacamp e a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) assinaram termo de parceria no último dia 07 visando “possibilitar acordos específicos de parceria para o turismo sustentável com as RESERVAS PARTICULARES DO PATRIMÔNIO NATURAL (RPPN) vinculadas à Confederação e Associações Estaduais de RPPNs, de forma a propiciar, aos associados da ANACAMP, a possibilidade, mediante regras próprias, de visitarem e pernoitarem na modalidade camping nas RPPNs que venham a celebrar termo específico de parceria com esta Associação”.  Os estudos para esta parceria tiveram início em novembro de 2022.

Com a assinatura do termo, abre-se uma porta para que sejam viabilizadas novas parcerias, diretamente com as RPPNs. Agora, a próxima etapa será a elaboração de requisitos mínimos para que os associados possam ser recepcionados nessas unidades de conservação e mapear quais já estão aptas a abrirem a modalidade de camping e quais poderiam se adequar a médio e longo prazos.

Com a parceria entre Anacamp e CNRPPN e as que dela se originarão, a Anacamp busca incrementar esse turismo consciente, sustentável, e abrir portas para que os seus associados possam pernoitar nos locais, considerados verdadeiros santuários.

Uma RPPN constitui-se de um espaço territorial protegido voluntariamente pelos proprietários, no qual a natureza é preservada e com isso o visitante poderá vivenciar um contato com fauna e flora nativas e participar de palestras educativas promovidas nas unidades de conservação, por exemplo. Tudo isso de acordo com as normas do local como pagamento de taxas de visitação e normas contra incêndios, dentre outras, e nosso Código de Conduta quanto à preservação e respeito ao meio ambiente.

Você pode conhecer um pouco mais sobre as RPPNS, no site da Confederação, no qual poderá realizar o download gratuito do livro digital RPPNs para Sempre, lançado no dia 31 de janeiro, dia em que se comemora o Dia Nacional das RPPNS. O download pode ser realizado em CNRPPN
Foto: capa do livro, por Sándor Kiss