Fundada em agosto de 2016, a Anacamp cresceu e se modernizou.
19.08.2025 – Desde 2021, ela vem modernizando sua gestão e criando projetos para enfrentar seus desafios: revisão estatutária, elaboração do Código de Conduta do Campista, implantação de sistemas de gestão e de realização de assembleias virtuais, elaboração de planejamento estratégico e ampliação das parcerias são alguns exemplos já realizados. Hoje, são mais de 170 parceiros que oferecem benefícios diretos aos associados.
Seu quadro de associados quadruplicou neste período, tendo associados em todo o território nacional e alguns residentes no exterior. São campistas de barracas, veículos de recreação e até sem equipamentos, interagindo em nossos grupos, focados em campismo.
Em 2023, a Anacamp passou a integrar o Conselho Nacional de Turismo, como única associação representante do segmento no Conselho, ao lado de instituições de grande experiência no trade turístico.
Nos últimos tempos, ela tem se empenhado em reverter as restrições que alguns municípios têm colocado para os caravanistas, elaborando projeto básico para construção de pontos de apoio e reunindo-se com gestores públicos. Ainda nesta frente de trabalho, redigiu proposta de legislação específica para acolhimento aos viajantes, em parceria com a ANFATRE e AMITUR, que está sendo levada aos gestores públicos por associados, diretores e pela coordenação do grupo Campista Raiz. Muitos gestores já estão adotando a proposta e essa realidade começa a mudar.
É a força e a união de todos em prol de um campismo melhor!
HISTÓRIA – Em 18 de agosto de 2016, Francisco Bacelar e mais 17 campistas fundaram, no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Campistas Casa sobre Rodas. Em 2019, passou a ser denominada Associação Brasileira de Campistas – Anacamp e em 2021, em reforma estatutária, adequou-se o nome à sigla Anacamp, tornando-se Associação Nacional de Campistas.
Sua identidade visual, representada pela logomarca e bandeira, é um presente de um de seus fundadores, sr. Erico Neves.