Anacamp reúne-se com diretoria da CNRPPN

02.11.2022 – A Anacamp, por meio de sua presidente Nilva Rios e de dois associados do Distrito Federal, Ricardo Marques e Jesus Ribeiro, participou de reunião virtual com a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (CNRPPN) ontem, para apresentar uma proposta de parceria no sentido de abrir espaços aos seus associados junto a esses “santuários” particulares de proteção à natureza.

Uma RPPN constitui-se de um espaço territorial protegido voluntariamente pelos proprietários, no qual a natureza é preservada e com isso o visitante poderá vivenciar um contato com fauna e flora nativas e participar de palestras educativas promovidas nas unidades de conservação, por exemplo. Tudo isso de acordo com as normas do local como pagamento de taxas de visitação e normas contra incêndios, dentre outras, e nosso Código de Conduta quanto à preservação e respeito ao meio ambiente.

Algumas dessas unidades já têm espaços para camping voltado ao campismo de barraca, porém a maioria delas ainda não dispõe de qualquer espaço para a prática do campismo, podendo a Anacamp prestar assessoria quanto às necessidades para a recepção do campista em suas diversas modalidades, atentando-se para as condições de acessibilidade para os veículos de recreação.

Com a proposta, a Anacamp busca incrementar esse turismo consciente, sustentável, e abrir portas para que os campistas/caravanistas, especialmente nossos associados, possam pernoitar nos locais. Além de facilitar a questão da visitação à RPPN, pois, em geral, as unidades são distantes, poderá haver toda uma cadeia de desenvolvimento atrelado a essa visitação, pois o turista, em especial o caravanista, ao chegar em um local necessita de suprimentos para sua casa e seu equipamento, podendo realizar suas compras na localidade mais próxima à unidade, estabelecendo uma relação benéfica para os dois lados. Além disso, a parceria gerará automaticamente divulgação nos espaços da Associação, possibilitando maior conhecimento das unidades, como já é realizado para os demais conveniados.

A reunião foi considerada bastante positiva, com boa aceitação da proposta e agora pretende-se estreitar os laços dos participantes para novos passos no sentido de se consolidar um projeto piloto.