Dia 07
Data 07.02.20
Km do dia 209
Km Acum. 2.109
Deslocamento de Brumado (BA) para Mucugê (BA)
Na saida fomos dar volta no centro da cidade, pudemos ver que Brumado é uma cidade com muito comércio que serve para abastecimento da Região.
Muitas Vans, Caminhonetes e Pau de Arara sendo abastecidas pelas pessoas que vem da zona rural, chamou a nossa atenção a quantidade de Bodes vivos sendo vendidos.
No deslocamento pegamos aproximadamente 50km de uma estrada de asfalto (se podemos chamar assim) que parecia um queijo suíço.
Para não afetar a suspensão, reduzi a pressão dos pneus e seguimos com muito cuidado.
Pena da população que tem que fazer uso dessa rodovia, para escoar a produção de frutas (morango,maracujá, amora) e café.
A Serra do Espinhaço tem 1.000km de extensão a mesma distância entre Diamantina e Mucugê, desse modo ela pode ser vista durante todo o deslocamento.
Já em Mucugê, iniciaremos o passeio pela Chapada Diamantina.
Já tivemos a oportunidade de dar uma volta no centro.

Dia 08
Data 08.02.20
Km do dia 29
Km Acum. 2.138
Em Mucugê (BA)
Hoje programamos passeio pela região.
Devido ao tempo estar para chuva e algumas cachoeiras fechadas, resolvemos visitar as atrações nos arredores da cidade.
Visitamos o Cemitério Bizantino, Museu Vivo do Garimpeiro e o Projeto Sempre Viva (local de estudos e preservação do Parque Nacional da Chapada Diamantina).
Dentro do Projeto havia uma queda d’agua e a Cachoeira do Tibutinho para visitar, mas devido a chuva só visitamos a Queda D’agua.
Aproveitamos e fomos descansar dessa uma semana de estrada.
Na saída de manhã da Pousada vimos a preparação de Palma que desconhecíamos o seu preparo como alimento(vide vídeo), e a noite fomos convidados a comer Godo (vide vídeo), mamão verde refogado e a plama, preparado pela Diana.
Queremos ressaltar a recepção do Casal Silvestre e Dona Conceição (proprietários) da Pousada Mirante da Sincorá, ótima hospedagem, nos sentimos em casa.

Dia 9

Km do dia 148

Km Acum. 2.286

Deslocamento de Mucugê (BA) para Lençóis (BA)

Saindo, fomos conhecer o Camping Mucugê e o proprietário Rubens.

Deslocamento tranquilo onde tivemos a oportunidade ver várias quedas d’água.

Estrada bastante sinuosa, com muitas subidas e descidas, uma vez que a região é bastante montanhosa.

O Centro Histórico de Lençóis é tombado pelo Patrimônio Histórico, a partir das 16hs é fechado para que uma infinidade de bares, restaurantes, etc… montem as suas mesas na rua.

Para amanhã, estamos programando passeios pela região.

Crédito de texto e imagens para Ricardo Di Grazzia
Mais detalhes em nossas Plataformas.